Organização de Orçamento

O que seria organização do orçamento?

Na verdade primeiramente gostaria de falar sobre o que é organização. Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.

Claro que temos diversas definições de organização porem queremos falar aqui que antes de você pensar em organizar seu orçamento você precisa organizar sua vida em diversos aspectos:

Como é sua vida pessoal, emocional, sua casa, suas roupas, sua alimentação? Você Se consideração uma pessoa organizada?

Embora o fato de uma pessoa ser desorganizada em uma área não significa que seja em outras. Existe uma relação entre elas mas cabe a você fazer uma analise.

Acabamos de fazer essas perguntas uma vez que para você pensar no orçamento é necessário ter conhecimento sobre suas contas nas diversas áreas da sua vida, pessoal, financeira, familiar, etc.

Estamos falando neste caso de organização do orçamento pessoal, claro que se formos falar sobre o orçamento empresarial ele é muito mais complexo porem a base é a mesma, você sabe de todas as contas da empresa?

Na empresa é necessário saber:

Qual é seu faturamento, suas despesas, seus custos?

Quanto seu CMV, qual seu custo fixo e variável, qual a margem de lucro da empresa?

Portanto quando falamos de empresa se torna um pouco mais complexo porem a base é a mesma, precisa conhecer da empresa, quando é finanças pessoas precisa conhecer sua vida.

Já percebeu que sempre estamos falando do ser humano? Do quanto precisamos nos conhecer para que possamos fazer qualquer coisa, por quê?

Porque antes de existir qualquer modelo, qualquer método já existia o ser humano e é ele que precisa mudar, é ele que precisa entender a necessidade da mudança.

Você que chegou até aqui vai falar, mas Guru eu quero uma planilha, quero um método e você está falando em ser humano? Fiquem tranquilos, meu objetivo é mostrar o nosso lado psicológico mais é claro que teremos um método.

Inicialmente vou te pedir para passar pelo menos 1 mês anotando todos os seus gastos e todas da entradas de dinheiro. Se tiver financiamento ou empréstimos precisamos saber. Sabe aquele gasto que você nem percebe como um sorvete, um cerveja, anote tudo.

Se fizer por 3 meses será melhor, por que vai ter uma noção maior dos gastos em 3 meses e após isso saberá onde esta gastando mais e onde poderá tentar cortar algum gasto.

Se mesmo assim ficou com dúvidas, entre em contato comigo que fazemos uma consultoria online. Fiquem atentos a nossa área de curso que vai sair uma aula sobre este tema em breve.

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